quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Medos


Durante o processo de evolução, os seres humanos aprendem a sentir medo. Geralmente possuem medo de algo desconhecido ou de algo existente. É impossível afirmar que exista alguém que não tenha medo, esse sentimento surge em nossas mentes por eventuais motivos, podemos possuir medo de coisas que não compreendemos ou de algo que nos possa ferir.

A escuridão é um exemplo de medo incompreensível, possuir medo do que não se pode ver. Nosso instinto nos alerta e nos deixa em um estado completamente fora do comum, quando estamos submetidos a uma completa escuridão, nossos demais sentidos se tornam mais apurados e conseguimos sentir e ouvir o que não ouvíamos antes, nesse estado onde só podemos ouvir e sentir nos tornamos vulneráveis a qualquer eventual ataque e por esse motivo nosso sistema nervoso libera substancias que nos fazem ficar mais atentos, ficamos com medo.

O ser humano apesar de complexo, tem uma grande semelhança aos demais animais quando se trata de medo, possuímos isso porque é nossa forma de proteção. 

É possível reverter um medo, mas dificilmente reverteremos uma fobia.
Diferente do medo a fobia pode surgir de algumas formas, como uma experiência que passamos durante nossa vidas em que nosso medo foi elevado a uma proporção imensa, um grande susto, um acidente, etc. 
Também à quem nasce com fobia, não tenho conhecimento para explicar esse fenômeno.

Seres humanos possuem medos, cada um com os seus ou todos com o mesmo, pode se variar, existem medos individuais mas também existem medos coletivos, medo da morte por exemplo, o fato de deixar para trás tudo que vivemos, não pensamos nisso, mas todos sabemos que um dia irá acontecer.

Medo, por instinto ou não o possuímos, com o tempo aprendemos a conviver com ele, sentir medo é importante, mas não devemos deixar que ele nos prive de viver nossas vidas, a morte nos espera e pior que medo é sentir arrependimento no fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário